Uma das unidades de conservação dentro do perímetro urbano de Avaré. Situa-se no Bairro Ipiranga, na Rua Pernambuco, s/n.º, onde também é conhecida como Horto Florestal. É um verdadeiro recanto da natureza, com uma área de 95,30 hectares, árvores raríssimas e vasto gramado às margens de uma pequena represa.
Criada em 1.945, pelo Decreto n.º 14.908 de 01 de agosto de 1.945 e Decreto n.º 44.390 de 05 de janeiro de 1.965, época em que o estado desapropriou algumas terras particulares, cujos donos tinham na agropecuária sua principal atividade econômica, a qual contribuiu, em grande parte, para a destruição da vegetação primitiva dessas áreas. Antes mesmo de o estado apropriar-se das terras, a população já utilizava a represa lá existente, o que demonstra a importância dessa área como opção de lazer para a comunidade local.
A floresta conta com um lago, um viveiro de mudas, amplas áreas gramadas e um espaço para recreação com parque infantil, quiosques, churrasqueiras, bebedouros, bancos e mesas. Há um Centro Cultural aberto à visitação e uma trilha educativa que pode ser percorrida.
Desde 1.981 a Floresta Estadual de Avaré vem se estruturando para que as comunidades locais e regionais possam usufruir de novas opções de turismo, lazer, além de desenvolver atividades educacionais e ambientais.
A Trilha Educativa monitorada pode ser percorrida nos seus 2,5 km; no trajeto encontram-se arvoredos de essências nativas e exóticas, um banhado e um lago de captação de água das nascentes, que abastece 60% da população da cidade. Pode-se observar também o Ribeirão Lageado, a mata ciliar e o reflorestamento de Pinus, Eucalyptus e araucária.
O Horto Florestal e a trilha recebem visitantes durante todos os dias da semana, principalmente por pessoas que vão praticar suas caminhadas junto à natureza. Essa estimativa aumente durante o verão, uma vez que coincide com as férias escolares. Também conta com a visita de aproximadamente 2.000 (dois mil) alunos por ano, que fazem aulas de Botânica com seus professores.